Idioma: English
Idioma: English Español Português

O Livro de Mórmon: Outro Testamento de Jesus Cristo Parte I

Profecias

O segundo DVD da série Jornada de Fé aborda a cultura religiosa, a terra, e os idiomas que circundava os descendentes de Leí e Saria no Novo Mundo. O Filho de Leì, Néfi, inicia o Livro de Mórmon aproximadamente em 600 a.C., preservando-o por meio da inscrição em placas de metal. A narrativa não veio à luz até o ano de 1820, quando por divina revelação, Joseph Smith foi guiado ao lugar onde as placas estavam enterradas, um monte no estado de Nova Iorque. Deles ele traduziu o Livro de Mórmon: Outro Testamento de Jesus Cristo.

Book of MormonO Livro de Mórmon contem o registro de diferentes povos pelo período de mil anos, harmonizados pelo resumo de um pai e um filho, Mórmon e Moroni, que viveram por volta do ano 400 d.C., incluindo a visita de Jesus Cristo ao povo Nefita depois de Sua ressurreição.

Este artigo analisa as profecias do nascimento, ministério, crucificação e ressurreição de Jesus Cristo contida no Livro de Mórmon.

O Que é um Profeta

A palavra “profeta” vem do grego prophetes, que significa “professor inspirado”. Embora nem o termo grego e nem o seu equivalente em hebraico, nabi, inicialmente requerem a função de profetizar, já que toda profecia aponta para o futuro. Desde que o Senhor escolheu alguns de seus servos para assim fazerem, para revelar, em termos específicos, eventos que ocorreriam – a função de profetizar acaba frequentemente ofuscando as outras implicações ou definições que acompanhava seu significado nas mentes de alguns. . . . Por definição bíblica, um profeta é alguém que tem um testemunho de Jesus Cristo e é movido pelo Espírito Santo (Apocalipse 19:10).[1]

Como John W. Welch relata,
Hugh B. Brown definiu 11 características que “deve distinguir um homem que afirma ser um profeta”.. . . (1) “Ele ousadamente afirmam de que Deus falou com ele”, (2) que ele é “um homem santo [trazendo] uma mensagem santa”, (3) que “declarar a sua mensagem sem medo”; (4) ele testemunha sem argumento ou concessão; (5) que “falam em nome do Senhor”, (6) que “prever eventos futuros. . . [que] acontecerão”, (7) a sua mensagem fala do futuro, bem como para as gerações atuais; (8) que “suportar perseguição”; (9) que “denuncia a iniquidade sem medo”; (10) ele faz “coisas que nenhum homem poderia fazer sem a ajuda de Deus”, e (11) “os seus ensinamentos [estão] em estreita concordância com as escrituras.”[2]

Os profetas do Livro de Mórmon receberam visões notáveis de Jesus Cristo e de Sua vida e ministério. Os profetas do Velho Testamento, como Moisés, Samuel, Isaías e Enoque registraram suas experiências com Deus. O Livro de Mórmon trouxe à luz o testemunho de outros profetas do Antigo Testamento que não estavam incluídos no cânon tradicional ou relatos que haviam sido perdidos.[3] O Novo Testamento registra essas experiências cataclísmicas como a visão de Paulo de Jesus Cristo na estrada de Damasco (ver Atos 9).

O Livro de Mórmon e as Profecias sobre Cristo

Quando pensamos em Jesus Cristo no Livro de Mórmon, inevitavelmente somos atraídos para o livro de terceiro Néfi onde é registrada com grande detalhe a visita de Cristo às Américas, Seus ensinamentos para o povo e a escolha dos apóstolos nefitas. Mas muito antes desse evento épico acontecer, o conhecimento de seu nascimento, morte e ressurreição haviam sido dadas aos profetas nefitas.

Leí

O chamado de Leí como um profeta é simplesmente registrado por Néfi:

Portanto aconteceu que meu pai, Leí, enquanto seguia seu caminho, orou ao Senhor, sim, de todo o coração, em favor de seu povo. E aconteceu que enquanto ele orava ao Senhor, apareceu uma coluna de fogo que permaneceu sobre uma rocha, diante dele; e foi muito o que ele viu e ouviu; e tremeu e estremeceu intensamente por causa das coisas que viu e ouviu (1 Néfi 1:5–6).

After that experience, Lehi was favored with a second vision of God the Father, the Son, and the twelve Israelite Apostles:

E estando desta maneira dominado pelo Espírito, foi arrebatado em uma visão e viu os céus abertos e pensou ter visto Deus sentado em seu trono, rodeado de inumeráveis multidões de anjos, na atitude de cantar e louvar a seu Deus. E aconteceu que ele viu Um que descia do meio do céu; e viu que o seu resplendor era maior que o do sol ao meio-dia. E viu também doze outros que o seguiam; e seu brilho excedia ao das estrelas no firmamento. (1 Néfi 1:8–10)

Mais tarde ele recebeu a visão icônica para muitos dos Santos dos Últimos Dias, que culmina com a Árvore da Vida (ver 1 Néfi 8). Essa visão foi compartilhada pelo filho de Leí, Néfi, que recebeu de um mensageiro celestial uma interpretação de valor inestimável.

Néfi

Em 1 Néfi 11-14, Néfi é conduzido através da visão de seu pai por um mensageiro celestial ou “Espírito”. Além daquilo que registrado por Leí, Néfi teve o privilégio de ver o futuro, não só do seu próprio povo, mas também de sua terra natal. Para nossos propósitos, entretanto, o que é mais importante é a visão que Néfi tem da vida do Salvador, Jesus Cristo.

Em algum momento entre 600 e 592 a.C., antes de a pequena família de Leí começar sua longa jornada através da Arábia, Néfi descobre que Jesus Cristo, o Filho do Pai Eterno, nascerá de uma virgem de Nazaré (1 Néfi 11:18 – 20) e que este dom é uma manifestação do amor de Deus (v. 22). Ele aprende sobre o batismo de Cristo pelas mãos de João Batista, o precursor (v. 27), Seu ministério, incluindo o chamado dos Doze Apóstolos, e os milagres que Ele irá realizar (vv. 28-31). Néfi vê o julgamento de Cristo e Sua crucificação (vv. 32-33), e, finalmente, a apostasia, quando “as multidões da Terra,. . . se reúnem para lutar contra os apóstolos do Cordeiro,” (v. 34).

O próximo capítulo trata do destino da posteridade de Leí. A escuridão que caiu sobre Israel, a crucificação de Cristo e suas consequências no Novo Mundo, como Néfi descreve que viu:

…uma névoa de trevas sobre a face da terra da promissão; e vi relâmpagos e ouvi trovões e terremotos e toda espécie de ruídos tumultuosos; e vi que a terra e as rochas se fenderam; e vi montanhas desmoronando; e vi que as planícies da terra estavam rachadas e vi que muitas cidades afundaram; e vi que muitas foram queimadas pelo fogo e vi muitas que desmoronaram devido a terremotos. (1 Néfi 12:4).

Mas novamente Néfi vê Jesus Cristo quando aparece aos Nefitas, “.E vi os céus abrirem-se e o Cordeiro de Deus descendo do céu; e desceu e mostrou-se a eles” (v. 6). Néfi vê que o Senhor voltará a chamar doze Apóstolos entre os Nefitas (vv. 7-10). Ele, então, vê a eventual destruição do seu povo (vv. 19-23).

A visão de Néfi do Salvador, e como ele a ensinou a seu povo, é a mais detalhada profecia a respeito de Jesus Cristo—e ela ocorreu cerca de 600 anos antes do nascimento de Cristo em Israel.

Benjamin

Cerca de 450 anos mais tarde, por volta do ano 130 a.C., um justo rei nefita, chamado Benjamim, chama o seu povo em um templo da cidade de Zaraenla para passar o reino ao seu filho, e narrar-lhes a revelação que ele tinha recebido a respeito de Jesus Cristo.[4] Com grande convicção, Benjamin testifica: “Pois eis que vem a hora, e não está muito distante, que com o poder, o Senhor Onipotente que reina, que era e é de toda a eternidade para toda a eternidade, descerá do céu entre os filhos dos homens, e habitará num tabernáculo de barro” (Mosias 3:5). Benjamin dá detalhes da vida e do ministério de Cristo, e Seu nome, “E ele será chamado Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Pai dos céus e da terra, o Criador de todas as coisas desde o principio” (v. 8).

Depois de profetizar a morte e ressurreição de Cristo, Benjamin explica: “Pois eis também que seu sangue expia os pecados dos que caíram pela transgressão de Adão, que morreram sem conhecer a vontade de Deus acerca de si mesmos ou que pecaram por ignorância” (v. 11).

O discurso do rei Benjamim tinha o proposito de unir o seu povo na fé em Jesus Cristo e renovar a determinação de viver dignamente.

Samuel

Infelizmente, em um ciclo que se repete várias vezes no Livro de Mórmon, esta determinação diminuiu. Mas missionários enviados aos Lamanitas (descendentes de Lamã e Lemuel que eram inimigos dos Nefitas) tiveram um sucesso considerável a medida que o tempo da visita de Cristo se aproximava.

E então aconteceu que no octogésimo sexto ano continuaram os nefitas a praticar iniqüidades, sim, grandes iniqüidades, enquanto os lamanitas se empenhavam em guardar estritamente os mandamentos de Deus, segundo a lei de Moisés. E aconteceu que nesse ano chegou à terra de Zaraenla um lamanita chamado Samuel, que começou a pregar ao povo (Helamã 13:1-2).

Samuel foi expulso da cidade uma vez por dizer coisas que os nefitas não queriam ouvir, mas foi instruído pelo Senhor a voltar. Os nefitas não permitiriam a ele que entrasse na cidade, então ele subiu em uma muralha e começou a profetizar. Depois de chamar os nefitas ao arrependimento, de modo muito claro, Samuel teve o privilégio dar as maiores novas na história do mundo:

E eis que isto vos darei por sinal, na ocasião de sua vinda: Eis que haverá grandes luzes no céu, de modo que na noite anterior a sua vinda não haverá escuridão, tanto que aos homens parecerá ser dia. Portanto haverá um dia e uma noite e um dia, como se fosse um só dia e não houvesse noite; e isso vos será por sinal; pois vereis o nascer e também o pôr-do-sol; portanto, saber-se-á com certeza que se terão passado dois dias e uma noite, muito embora não haja escuridão durante a noite. E essa noite precederá o seu nascimento. E eis que uma nova estrela aparecerá, uma que nunca vistes antes; e isto também vos será por sinal. E eis que isso não é tudo; haverá muitos sinais e maravilhas no céu (Helamã 14:2–6).

Isso aconteceu exatamente como Samuel profetizou, e na segunda parte desta série, vamos examinar os relatos do ministério de Cristo aos nefitas no Livro de Mórmon.

 


[1] Encyclopedia of Mormonism, sv “Prophet,”.

[2] John W. Welch, “The Calling of Lehi as a Prophet in the World of Jerusalem”, citing Hugh B. Brown, Eternal Quest (Salt Lake City: Bookcraft, 1956), 130–31.

[3] Ver, por exemplo, o testemunho de Zenos, Neum e Zenoque ((1 Nephi 19:10; Jacob 4; 3 Nephi 10:14–16).

[4] O Discurso do Rei Benjamim, compreendendo Mosias 2-6, foi completamente analisado por John W. Welch e Stephen D. Ricks, eds, King Benjamin’s Speech: That Ye May Learn Wisdom.